Educação engloba os processos de ensinar e aprender.
ALFABETIZAÇÃOA alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do acto de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento.
LETRAMENTO
Letramento não é necessariamente o resultado de ensinar a ler e a escrever. É o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita.
Métodos de alfabetização
Existem várias formas de se alfabetizar e cada uma delas destaca um aspecto diferente no aprendizado. Podemos dividi-las em duas grandes categorias: Métodos predominantes sintéticos e Métodos predominantes analíticos.
Métodos predominante sintéticos
São métodos que partem das partes para se chegar ao todo.
Metodos Alfabéticos
Os métodos alfabéticos, também conhecidos como silábicos, ficou marcado no Brasil pelo uso da Cartilha "Caminho Suave" Nesse método aprende-se primeiro as letras do alfabeto, em seguida a formar sílabas e com essas as palavras. A partir desse momento começa-se a ler frases curtas, indo para orações e vai progredindo até poder ler um livro sozinho.
Método da silabação / Método Paulo Freire
—Paulo Freire, in Educação na Cidade, 1991
O Método Paulo Freire consiste numa proposta para a alfabetização de adultos desenvolvida pelo educador Paulo Freire, que criticava o sistema tradicional que utilizava a cartilha como ferramenta central da didática para o ensino da leitura e da escrita. As cartilhas ensinavam pelo método da repetição de palavras soltas ou de frases criadas de forma forçosa (em linguagem de cartilha), como "Eva viu a uva"; "O bebê baba", entre muitas outras.
Ver artigo principal: Método_paulo_freire
Método Fônico
O método fônico é um método de alfabetização que dá ênfase ao ensino dos sons das letras, partindo das correspondências, sons-letras, mais simples para as mais complexas e depois a combiná-las. Permitindo dessa forma que se consiga ler toda e qualquer palavra. Nasceu como uma crítica ao método da soletração ou alfabético sendo, indicado para crianças mais jovens e recomendado ser introduzido logo no início da alfabetização.(FEITELSON, 1988)
Por exemplo, ao se ensinar os fonemas /u/ /a/ /o/ /t/ e /p/, usando um alfabeto móvel as crianças podem formar palavras como: pata, pato, tato, tatu, tapa, topo, etc; depois disso elas são incentivadas a pronunciar o som de cada letra uma por uma e em seguida combina-os para gerar a pronúncia da palavra.
Método global (ou analítico)
Opunha-se ao método sintético, questionando dois argumentos dessa teoria. Um que diz respeito à maneira como o sentido é deixado de lado e outro que supunha que a criança não reconheceria uma palavra sem antes reconhecer sua unidade mínima.
A principal característica que diferencia o método sintético do analítico é o ponto de partida. Enquanto o primeiro parte do menor componente para o maior, o segundo parte de um dado maior para unidades menores.[2]
Método Paulo Freire: alfabetização pela conscientização
SOU PROFSSRA REGENTE DE TURMA E TRABALHO COM ALFABETIZAÇÃO. TENHO UMA TURMA DE 1º ANO, ALUNOS NUMA FAIXA ETARIA DE 05 E 06 ANOS DE IDADE, MINHA TURMA E COMPOSTA POR 29 CRIANÇAS. É MUITO DIFICIL ALFABETIZAR UMA TURMA COM ESSA QUANTIDADE DE ALUNOS LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A NECESSIDADE DE ASSISTÊNCIA INDIVIDUAL, ALUNOS QUE NÃO FREQUENTARAM O PRÉ ESCOLAR, ALUNOS AGITADOS E DISPERSOS. MAS ESFOÇO AO MAXIMO PARA E DOU O MELHOR QUE POSSO PARA ESSES PEQUENOS.
NÃO TENHO METODO ESPECIFICOS PARA TRABALHAR. FAÇO UMA MISTURA DOS METODOS POIS CADA ALUNO TENHA UMA FORMA DIFERENTE DE APRENDER UNS ABSORVEM CONHECIMENTOS COM FACILIDADES OUTROS TEM MAIS DIFICULDADE, TRABALHANDO COM ESSA MISTURA DE METODOS TEM MAIS CHANCES PORQUE TALVES UM APRENDE COM UM METODO OUTRO JA NÃO CONSEGUE ENTENDER ESSE ENTÃO JOGANDO TODOS OS METODOS TENHO MELHORES RESULTADOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário