banner1

http://migre.me/jI9R9

quarta-feira, 20 de julho de 2011

FOLCLORE

         OLA! COMO ESTA CHEGANDO O MÊS DO FOLCLORE ESTOU POSTANDO UM PROJETO QUE TRABALHEI O ANO PASSADO COM A TURMA DE PRIMEIRO ANO. ESPERO QUE GOSTE.( este projeto foi elaborado por mim e pela prof. Ednalva e trabalhamos mais com dobraduras)
                           PROJETO FOLCLORE
                    PROJETO PEDAGÓGICO

TEMA: O folclore e suas riquezas

TURMAS: Elias José  e Vinícius de Moraes.

CLIENTELA: 1º Ano escolar e 

JUSTIFICATIVA:
      O trabalho com o tema folclore será centrado na leitura escrita e arte. As brincadeiras, cantigas, parlendas, lendas, canções e adivinhas, visam proporcionar as crianças o prazer de aprender através de atividades lúdicas feitas com dobraduras: dobrar, dobrar e dobrar... E de repente um saci formar. A dobradura origami arte milenar oriental na confecção de figuras com papel cortado e dobrado as multiplicidades folclóricas representará a cultura brasileira. Segundo o livro: FOLCLORE BRASILEIRO, (2008), a palavra folclore é originário do inglês FOLK= povo + LORE= conhecimento, ensinamento. Qual criança que não gosta de contar, escutar e falar sobre coisas que não fazem sentido sempre de um jeito engraçado. È assim que as parlendas falam do mundo: o jogo das palavras convida o leitor a brincar com as palavras, utilizando a imaginação e a criatividade ensinada por nossos avós. Será que há alguém que nunca recitou a parlenda:
                     Batatinha quando nasce...
                     Esparrama pelo chão.
                     Menininha quando dorme...
                     Põe a mão no coração.
     Assim, por meio das atividades as crianças aprenderão não só brincar, mas conhecer o mundo mágico das palavras e seus significados culturais.

OBJETIVO GERAL:
 - Compreender de modo integrado e sistêmico as questões relacionadas ao folclore brasileiro, adotando posturas que levam a interações construtivas, valorizando o folclore e suas riquezas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Resgatar a importância do folclore.
- Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas.
- desenvolver e estimular a coordenação visomotora.
- Desenvolver a linguagem oral e escrita.
- Desenvolver a criatividade.
- relacionar fatos históricos do passado e do presente percebendo a importância da cultura popular e sua influencia na formação e transformação da sociedade.
- Construir dobraduras referentes às parlendas, lendas, cantigas e adivinhas.
- exposição dos trabalhos aos pais.

METODOLOGIA:
- As crianças serão divididas em grupos, sendo cada criança responsável pela sua dobradura.
- As aulas serão expositivas, interativas e dialogadas.

DURAÇÃO: 15 dias

BIBLIOGRAFIA: GRILLO, Leila Maria, MELO, Selma Maria Sabino Braga - O Grande Livro do Folclore Brasileiro em Origami, RADESPIEL, Maria – Alfabetização sem Segredos-Temas Transversais.

PROFESSORES:
Ednalva Ramires
Suely Pereira

  abaixo algumas das atividades trabalhadas com os alunos.




                                                                                                                                                                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário