PROJETO FOLCLORE
PROJETO PEDAGÓGICO
TEMA: O folclore e suas riquezas
TURMAS: Elias José e Vinícius de Moraes.
CLIENTELA: 1º Ano escolar e
JUSTIFICATIVA:
O trabalho com o tema folclore será centrado na leitura escrita e arte. As brincadeiras, cantigas, parlendas, lendas, canções e adivinhas, visam proporcionar as crianças o prazer de aprender através de atividades lúdicas feitas com dobraduras: dobrar, dobrar e dobrar... E de repente um saci formar. A dobradura origami arte milenar oriental na confecção de figuras com papel cortado e dobrado as multiplicidades folclóricas representará a cultura brasileira. Segundo o livro: FOLCLORE BRASILEIRO, (2008), a palavra folclore é originário do inglês FOLK= povo + LORE= conhecimento, ensinamento. Qual criança que não gosta de contar, escutar e falar sobre coisas que não fazem sentido sempre de um jeito engraçado. È assim que as parlendas falam do mundo: o jogo das palavras convida o leitor a brincar com as palavras, utilizando a imaginação e a criatividade ensinada por nossos avós. Será que há alguém que nunca recitou a parlenda:
Batatinha quando nasce...
Esparrama pelo chão.
Menininha quando dorme...
Põe a mão no coração.
Assim, por meio das atividades as crianças aprenderão não só brincar, mas conhecer o mundo mágico das palavras e seus significados culturais.
OBJETIVO GERAL:
- Compreender de modo integrado e sistêmico as questões relacionadas ao folclore brasileiro, adotando posturas que levam a interações construtivas, valorizando o folclore e suas riquezas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Resgatar a importância do folclore.
- Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas.
- desenvolver e estimular a coordenação visomotora.
- Desenvolver a linguagem oral e escrita.
- Desenvolver a criatividade.
- relacionar fatos históricos do passado e do presente percebendo a importância da cultura popular e sua influencia na formação e transformação da sociedade.
- Construir dobraduras referentes às parlendas, lendas, cantigas e adivinhas.
- exposição dos trabalhos aos pais.
METODOLOGIA:
- As crianças serão divididas em grupos, sendo cada criança responsável pela sua dobradura.
- As aulas serão expositivas, interativas e dialogadas.
DURAÇÃO: 15 dias
BIBLIOGRAFIA: GRILLO, Leila Maria, MELO, Selma Maria Sabino Braga - O Grande Livro do Folclore Brasileiro em Origami, RADESPIEL, Maria – Alfabetização sem Segredos-Temas Transversais.
PROFESSORES:
Ednalva Ramires
Suely Pereira
abaixo algumas das atividades trabalhadas com os alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário